sexta-feira, 13 de março de 2009

PROTÓTIPO DE CASA SUSTENTÁVEL É APRESENTADO NO BRASIL



Projetada pelo arquiteto Rodrigo Mindlin Loeb com gerenciamento da Inovatech Engenharia, a Casa Aqua, que aplica os princípios de sustentabilidade na construção, é uma das atrações da 17ª Feicon.

Com 100m², sete cômodos e dois andares, a Casa Aqua atende aos critérios do Referencial Técnico de Certificação da Construção Sustentável - Processo Aqua (Alta Qualidade Ambiental), inspirado no sistema francês HQE (Haute Qualité Environnementale) e adaptado à realidade brasileira, que foi lançado em abril de 2008 pela Fundação Vanzolini.

Convidada pela Missão Econômica da França no Brasil, que promove o evento “2009 - Ano da França no Brasil”, a Fundação Vanzolini idealizou todo o projeto e é responsável pelo suporte institucional da Casa Aqua na Feicon.

Os visitantes poderão conferir na prática, de forma interativa, os sistemas que tornam a casa sustentável, tais como reaproveitamento de água, automação com vistas à redução de consumo de energia e conforto ambiental, utilização de energia solar e de produtos e materiais recicláveis, entre outros.

“O objetivo é oferecer uma experiência museográfica e sensitiva sobre sustentabilidade na construção. Será possível 'sentir' como a construção sustentável tem influência na qualidade de vida dos usuários, na redução do consumo de energia e água e na diminuição dos custos operacionais e impactos no meio ambiente”, explica Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech.

A Casa Aqua irá mostrar que não é necessariamente dispendioso e complexo projetar e construir uma edificação sustentável, e divulgará soluções de sustentabilidade de alto, médio e baixo custo/complexidade. A proposta é a escolha integrada de produtos, sistemas e processos construtivos com com foco na sustentabilidade.

“Existem várias soluções, como a simples inclinação do telhado invertida (para dentro), por exemplo, que além de facilitar a coleta de água da chuva, para uso no consumo da casa, propicia uma ventilação natural que reduz gasto de energia com ar condicionado”, conta Ferreira. A montagem da casa na Feicon deverá levar de 7 a 10 dias. Depois da feira, a Casa Aqua será oferecida aos que se interessarem em morar em uma casa sustentável.

O projeto teve início com o apoio do Governo da França por meio do seu braço econômico no Brasil, a rede das Missões Econômicas da França, responsável por fomentar negócios para empresas francesas de todos os portes no País. A rede buscou parceiros para viabilizar a construção da casa e também trazer visibilidade e notoriedade ao projeto.

O pré-lançamento da Casa Aqua foi feito em Paris, na França, no dia 26 de fevereiro, durante o seminário “Brasil Sustentável”, organizado pelo Centre Scientifique et Technique du Bâtiment (CSTB).

A Casa Aqua funcionará como uma vitrine para a divulgação da experiência francesa em todos os segmentos da indústria da construção, principalmente no que se refere aos conceitos já amplamente adotados na França em processos de construção ambientalmente sustentável.


Feicon
24 a 28/03/2009
Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário e entre para o Planeta da Siu